sexta-feira, 28 de setembro de 2012

UNIDADE 4 2º ANO Africa do Sul, México e Argentina


África do Sul, México e Argentina – Países Subdesenvolvidos.
África do Sul , Argentina e México  foram alguns dos países subdesenvolvidos que se industrializaram a partir da segunda metade do século XX. Como esse processo só ocorreu muito depois da Primeira Revolução Industrial, eles são chamados de industrialização tardia ou Novos Países Industrializados.

África do Sul
Nome do país: República da África do Sul.

Moeda: Rand

Línguas oficiais: Inglês, zulu, xhosa, suázi, ndebele, seSotho do sul, seSotho do norte, tsonga, tswana, venda e afrikaans.


Capitais: Pretória / Tshwane (cidade administrativa)
Cidade do Cabo (Legislativa)
Bloemfontein / Mangaung (Judiciário).
A África do Sul é um país independente, está situado no extremo sul do continente africano e é banhado pelos oceanos Atlântico e Índico. O território encontra-se no oriente, ao sul do paralelo do Equador (hemisfério sul). A nação abriga aproximadamente 50 milhões de pessoas, a população é composta por negros, que representam 70% da população; brancos descendentes de holandeses e ingleses, que respondem por 12%, euro africanos, representam 13%; indianos, 3%; e outras etnias, 2%.
O território abriga em seu subsolo uma grande quantidade de minérios, e destaca-se na produção de carvão mineral, manganês, ferro, cobre, platina, diamante, ouro e urânio, riquezas que são fundamentais para o desenvolvimento industrial. Outro potencial relevante de recursos é quanto à produção de energia elétrica, impulsionada pelo rio Orange. O país não é independente quanto à produção de petróleo.

A economia sul-africana está ligada à prestação de serviços, indústria, além dos setores primários, como o extrativismo mineral e a produção agropecuária. Cidade do Cabo e Johannesburgo são os principais centros urbanos e consequentemente promovem a concentração das indústrias, abrigando empresas que atuam nos setores de produção de veículos, locomotivas, incluindo ainda a metalurgia e a petroquímica.

O setor industrial é bastante diversificado, entretanto, isso não evita problemas como desigualdade social, elevado índice de desemprego, marginalização, entre outros.

Outra fonte de receita de grande importância é a atividade turística desenvolvida na Savana, conhecida como safári, além do turismo urbano, especialmente na Cidade do Cabo.
Argentina
Nome: República Argentina.
Capital: Buenos Aires.
Moeda: Peso Argentino.
Língua Oficial: Espanhol
A Argentina é um país localizado no hemisfério sul ocidental, situado na América do Sul. O seu território limita-se ao norte com a Bolívia e o Paraguai; ao nordeste, com o Brasil; a leste, com o Uruguai, oceano Atlântico e as Ilhas Malvinas; e a oeste com o Chile.

O território argentino abrange uma área de 2 766 889 km², onde vivem aproximadamente 40,2 milhões de habitantes. A Argentina possui o segundo maior território da América do Sul, superada nesse quesito somente pelo Brasil, que abrange uma área de 8 514 876 599 km².

A população argentina apresenta um dos melhores indicadores sociais da América Latina, fato que resulta em uma boa qualidade de vida a seus habitantes. O Estado argentino é dividido em 23 províncias e um distrito federal.
O país ocupa o lugar de segunda economia na América do Sul, considerado como uma nação emergente. Os principais produtos de exportação do país são respectivamente: carne bovina e derivados, lã e vinho. Na produção de vinho, o país ocupa o quinto lugar no mundo. A população argentina é constituída etnicamente a partir de europeus, sobretudo, espanhóis e italianos, misturados à indígenas e mestiços.
A Mineração é uma indústria crescente, que aumentou de 2% do PIB em 1980 para cerca de 4% hoje. O Noroeste e San Juan são as principais regiões de atuação. O Carvão é extraído de Província de Santa Cruz. Os metais extraídos incluem cobre, zinco, magnésio, enxofre, tungstênio, urânio, prata e, em particular, ouro, cuja produção foi impulsionada por investimentos recentes de Barrick Gold em San Juan.
O setor produtivo argentino é composto, principalmente, por atividades ligadas à produção agrícola e pecuária. Nesse último, o país se encontra entre os maiores produtores do mundo. A Argentina é um grande produtor de carne bovina e derivados, e de lã. 
O parque industrial argentino se concentra, majoritariamente, na região metropolitana de Buenos Aires. Nesse setor da economia, o maior destaque é para indústria de embalagem e produtos alimentícios, além da fabricação de tecidos e automóveis. Com a implantação do MERCOSUL, a partir de 1991, o país registrou um grande crescimento em sua economia, mesmo com crises, como a que aconteceu no início da década de 2000.
México
Nome: Estados Unidos Mexicano.
Capital: Cidade do México.
Moeda: Peso Mexicano
Língua Oficial: Espanhol (oficial ) línguas regionais (principal: náhuatl).

O México ou Estados Unidos do México é um país localizado na América do Norte que limita fronteira ao norte, com os Estados Unidos; a leste com o Golfo do México; a oeste, com o oceano Pacífico e ao sul, com a Guatemala e Belize.
O território mexicano abrange uma área de 1 958 201 km2, a qual abriga cerca de 109,6 milhões de pessoas. A capital do país é a cidade do México. A extensão territorial do México é superada somente pelo Brasil e Argentina entre os países da América Latina.
No México os recursos minerais são abundantes e variados. Podem-se encontrar quase todos os minerais conhecidos com destaque para a prata, além de carvão, ferro, ouro, cobre, chumbo, mercúrio e zinco. As reservas de petróleo e gás natural são abundantes, com alguns dos maiores depósitos do mundo localizados perto da baía de Campeche.
A indústria mexicana é uma das mais desenvolvidas da América Latina. Nos últimos anos algumas empresas estadunidenses investiram grandes quantidades de dinheiro em modernas e bem equipadas instalações nas quais se produzem veículos a motor e outros objetos de consumo para o mercado desse país.
As principais plantas industriais do México também abrangem as de fabricação de máquinas, aparelhos eletrônicos, refinarias de petróleo, empacotamento de alimentos, produção de papel e algodão, processamento de tabaco e de açúcar.
Outros produtos industriais são os têxteis, o ferro e o aço, os produtos químicos, os fertilizantes, o cimento, o vidro, a cerâmica e os artigos de pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário