sexta-feira, 28 de setembro de 2012

UNIDADE 4 CAPITULO 11 1º ANO


UNIDADE 4 CAP. 11
O espaço natural: paisagens naturais do mundo
A existência de grandes biomas, como florestas equatoriais e os desertos, está estreitamente relacionado ao tipo de clima. A cada tipo climático corresponde um bioma, marcado por uma cobertura vegetal que dá uma característica visual própria às paisagens naturais. Para determinar um tipo de clima, é preciso considerar as variações do tempo atmosférico em um determinado lugar por um longo período. Todos os tipos de clima dependem do comportamento de diferentes elementos e fatores climáticos.
Os elementos de clima
Os elementos de clima são a temperatura do ar, a humidade, a precipitação, a pressão atmosférica e o vento.
Temperatura define-se como o grau de aquecimento de um corpo (no caso do clima, do ar atmosférico) Mede-se com um termómetro e expressa-se em º C. A temperatura média diurna é um indicador climático e obtém-se somando os valores das temperaturas registadas ao longo do dia e dividindo pelo número de registos. A temperatura média anual é também um indicador climático e obtém-se somando os valores das temperaturas médias mensais registadas ao longo do ano e dividindo pelo número de meses. Outro indicador climático é a amplitude térmica que se obtém subtraindo os valores da temperatura mínima à temperatura máxima.
A Humidade é a quantidade de vapor de água existente na atmosfera, expressa-se em percentagem. 
A Precipitação é a quantidade água que cai na superfície da Terra no estado sólido e líquido. Mede-se com um instrumento chamado pluviómetro e expressa-se em mm. A precipitação pode ocorrer na forma líquida (chuva) ou na forma sólida (neve, granizo e saraiva)                                                                      
Como varia a precipitação?
A precipitação varia com a altitude, chove mais nos pontos mais elevados e nas encostas expostas aos ventos húmidos.
A precipitação varia com a latitude; as regiões próximas do Equador são mais chuvosas, diminuindo a precipitação à medida que nos aproximamos dos trópicos. As regiões polares têm precipitações escassas.
A precipitação varia com a proximidade do mar; as regiões mais próximas do litoral têm maior humidade e maior precipitação.
Como se forma a precipitação? Para que ocorra precipitação são necessárias condições atmosféricas muito específicas. Deste modo, a precipitação produz-se quando, ao elevar-se, o ar arrefece muito rapidamente para valores inferiores aos do ponto de condensação, conduzindo à formação de nuvens. Existem três tipos de chuva quanto ao processo de formação.
Medidores
De ar – A umidade do ar é medida por um aparelho chamado higrômetro.
De atmosfera – O aparelho para medir a pressão atmosférica é o barômetro, e as linhas de pressão atmosférica é a Isóbaras.
As massas de ar
As massas de ar são grandes porções de ar que apresentam condições internas de temperatura, pressão e umidade relativamente homogêneas, influenciadas pela região onde são formadas.
Ao se deslocarem, as massas de ar vão aos poucos, perdendo as suas características de temperatura, pressão e umidade originadas no momento de sua formação. Esse deslocamento ocorre sempre no sentido das altas pressões para as baixas pressões.

A troposfera (local de movimentação das massas de ar) não é uma camada homogênea. Nela, encontram-se basicamente três tipos distintos de massas de ar que se diferenciam conforme a latitude sobre a qual elas se formaram, podendo ser classificadas em equatorial, tropical ou polar. Dentre essa classificação, diferencia-se ainda em continental (formadas em áreas continentais) ou oceânica (formadas em áreas oceânicas).

Massas equatoriais – sua formação ocorre nas baixas latitudes, na região próxima da linha do Equador, entre 5° Norte e 5° Sul. Apresentam temperaturas elevadas, quando formadas em áreas oceânicas são úmidas; se formadas em regiões continentais, são menos úmidas.

Massas tropicais – suas regiões de origem são nas áreas próximas aos trópicos de Capricórnio e Câncer, entre as latitudes 25° e 30° tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul. São massas de ar bastante úmidas, no entanto, se formadas em áreas continentais, normalmente, são secas.

Massas polares – formam-se nas regiões próximas aos polos Sul e Norte, sempre em latitudes superiores a 50° e por esses aspectos, são extremamente frias. A polar continental é mais fria e mais seca; a oceânica é mais úmida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário